segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Uma boa noite de sono


Depois que temos nossos filhos sonhamos com a noite em que vamos conseguir dormir tranquilos e por mais de 4 horas seguidas. Na prática, não fazemos muito para que este desejo se torne realidade pois não ensinamos nossos bebês a domir, simplesmente ficamos esperando que chegue uma determinada idade para eles finalmente dormirem a noite toda sem precisarem que tenhamos que niná-los durante horas, que venham para a cama do casal ou que deitemos com eles em suas caminhas... Foi assim com minha primeira filha, Clara, que hoje tem dois anos e ainda acorda de vez em quando pedindo por ajuda para voltar a dormir. Com certeza não será da mesma forma com meu filho de dois meses a quem eu ensino a dormir desde o dia que chegou em casa da maternidade...

Aprendi com a Clara que desde os primeiros meses é importante mostrar a diferença do dia e da noite, de dia se brinca, se ri, se conversa... de noite é hora do ritual do sono que hoje consiste em fazer xixi no pinico, escovar os dentes,tomar banho, vestir o pijama, ouvir uma história na cama e finalmente dormir ( e tudo isso dura meia hora). O horário do sono também é importante! Criança precisa dormir cedo! Ouço algumas pessoas falando que preferem que seus filhos durmam tarde para acordar mais tarde! Isso é uma atidude tremenamente egoísta já que as crianças precisam de 10 a 12 horas de sono por noite e se dormem as 21h teriam que acordar por volta de 9h o que nao costuma acontecer... Os pais acabam privando as crianças de um sono que é tão importante por mero comodismo! Outra questão é a importância de um tempo para o casal sem as crianças, o tempo dos adultos! Afinal somos pais, mas ainda somos um casal não é mesmo?

Voltando ao ponto de ensinar logo o bebê a dormir, tenho feito isso com o Tino e tem dado certo. A cada soneca do dia faço um ritual que se repete: reduzo as luzes, coloco uma musica baixinha, sento na poltrona com ele no colo em silencio por alguns minutos e quando sinto que ele está relaxado (porém acordado) coloco ele no berço, nesse ponto ele se arruma e uns dez minutos depois está dormindo. Quando ele chora ou esá agitado eu volto ele para o colo e acalmo ele para dormir, só em ultimo caso deixo ele adormecer ainda no meu colo e para só depois colocá-lo no berço. Eu percebo que a cada dia que passa ele adormece mais rápido quando coloco ele no berço, e acredito que se eu persistir só deve melhorar! As noites dele tem sido ótimas e ele dorme cada vez mais tempo durante noite, mas esse assunto vou deixar para a próxima!

Boa noite a todos e que as crianças durmam bem e os pais também!


4 comentários:

erika verginelli photography disse...

otimas dicas! minha baby de 4 meses sempre dormiu bem a noite...quase 8 horas seguidas mas de manha e de tarde ela cochila somente 15/30 min! bjs

Nathália Martins disse...

Minha bebê dorme bem, mas isso porque dorme na cama dos papais. Ela tem 6 meses, sei que preciso levá-la para seu bercinho. Nunca é tarde, né??? Amei as dicas.
Bjs

Giovana disse...

Que bom!
O Lucca ainda não consegue ir pro bercinho acordado. Sempre adormece no meu colo antes.
Vou tentar fazer como você.
Que lindinho ele é!
Beijos!

Witchie disse...

Estou a fazer um trabalho sobre o sono dos bebés e o seu blog tem me sido muito útil. Obrigada por partilhar!