quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Uma boa noite de sono II


Logo que o Tino nasceu, uma das minhas maiores expectativas era saber se ele seria como sua irmã que desde o começo foi fazendo intervalos mais longos nas mamadas noturnas até chegar ao ponto de dormir a noite toda.
Fiz um exercício de memória para relembrar o que eu tinha feito para conseguir que ela dormisse bastante e também busquei muita leitura sobre o assunto.
A chave da boa noite de sono, não está no momento em que a noite cai, mas sim no momento que o dia começa. Primeiro que bebê que começa o dia cedo dorme cedo... e para se alimentar menos a noite o bebê também precisa estar bem alimentado. Para isso o bebê precisa de uma rotina durante o dia que o mantenha alimentado e descansado para tirar cada vez mais horas de sono seguidas durante a noite.
A minha experiência com o Tino tem sido esta:
4 primeiras semanas:

O Tino teve uma rotina de mamar durante o dia com intervalos de 2h3o a 3horas começando a partir da 7h. ( sim eu o acordo para mamar!) Ficando com as mamadas aproximadamente assim: 7h 10h 13h 16h 19h 22hou 23h Depois desse horário eu ia dormir e deixava ele acordar para mamar quando estivesse com fome. Nos primeiros dias ele ainda acordava as 1h e depois as 4h e depois ele começou a acordar apenas 4 da manhã para mamar e depois voltava a dormir até as 7h.

A partir da 6a semana até agora ( 3 meses):

Mantenho com ele as mamadas de 3 em 3 horas até as 19h dando uma última mamada entre 22h e 23h ( mama dormindo) e ele só tem acordado as 5h horas para mamar e volta imediatamente a dormir só acordando as 7h. Assim eu já durmo praticamente a noite toda.

Outra dica boa é deixar o pai dar a mamada dos sonhos ( essa entre 22h e 23h) pois assim ele participa e as mães podem domir ainda mais! Como meu filho só toma leite materno eu tiro leite e meu marido dá na mamadeira, ele adora por que participa mais !

Outras dicas importantes para o bebê dormir bem a noite toda:
- Não deixar o bebê trocar o dia pela noite dormindo mais de 2h30 seguidas durante o dia... Não tenha pena de acordá-lo, uma vida estruturada e com rotina vai ser ótima para ele e para os pais.
- Na rotina de 3 em 3 horas ter atividades ciclicas que se repetem: acordar, mamar, fazer alguma atividade ( troca de fralda, banho, brincadeiras) e depois dormir e começar tudo de novo. De noite só tem mamar e dormir nada de brincadeiras e conversinhas, e troca de fraldas só se for realmente necessário para que o bebê não esperte.

Eu recomendo a leitura do livro da Tracy Hogg que trata de uma forma bem interessante a rotina do bebê, A Encantadora de bebês resolve todo os seus problemas.

Assim que o Tino entrar em sua nova rotina ( adaptaçao das mamadas de 4 em 4 horas) vou dividir a experiência por qui.
Até a próxima!

2 comentários:

Adriana disse...

Ótimo blogger! primeiramente parabéns pelo filhote...é lindo!
Eu sempre tentei manter uma rotina com a minha filha. Desde os três meses ela dorme a noite toda e agora com 7 meses ela já tem horários bem definidos, dorme ás 19:30 da noite e acorda as 6:30 da manhã...e adormece sozinha no berço. Todo o nosso esforço para criar rotinas valem muito pois mamãe e bebê ficam mais felizes!
Um abraço!
Adriana e Giulia

Luana Braga disse...

olá, mãezinha do tino!
cheguei aqui pelo desabafo de mãe (este é um dos melhores blogs do mês)! parabéns!
Também apliquei os conhecimentos da encantadora de bebês na minha pequena Olivia e só tenho a agradecer!
Desde que chegou em casa, dorme a noite toda. Mama bastante e parece uma linda meninninha bem feliz! Nós dois, o maridão e eu, somos a cada dia mais felizes!
Aproveitamos nossa 'picotinha' com todo o amor do mundo!
Abraços e parabéns pelo blog!
Luana (e Olivia)