quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Babás: O limite entre a necessidade e a acomodação



Logo que engravidei a primeira vez percebi que meu ponto de vista e a minha forma de ver o mundo haviam mudado completamente! Para todos os lados que eu olhava via mulheres grávidas e pais , mães e principalmente babás andando com bebês e crianças. Antes eu simplesmente não os percebia!


Hoje vivemos em um mundo complexo onde temos que trabalhar e dar conta da educação dos nossos filhos e por este motivo precisamos contar com outras pessoas para nos ajudar no cuidado com os filhos. Eu observava, no entanto, que os pais saíam com as babá para todos os lados, praticamente entregando toda a rotina e tarefas do contidiano para as babás, mesmo quando estavam em casa! Isso me deixou assustada! Será que vou ser assim, pensava... Logo decidi que definitivamente nao deixaria a educação dos meus filhos na mão de outras pessoas... E para manter o limite entre o necessário e o exagerado estabeleci algumas regras para mim mesma seguir:


- Ao chegar em casa orientar que a babá se afaste e deixe que eu e/ ou o pai cuidemos da rotina dos meus filhos preservando a nossa privacidade e relacionamento com as crianças, ou seja, quando eu piso o é em casa, quem cuida das crianças sou eu!


- Não sair para todos os lados com a babá, a não ser que seja uma situação em que eu esteja incapacitada de cuidar das crianças (o que na prática é bastante raro);


- Não ter babás nos finais de semana em casa, a não ser em dias programados para poder sair com o maridão;


- Contar mais com o apoio dos familiares do que com as babás nos cuidados com as crianças, é melhor deixar com a avó ou a madrinha!;


-Dividir sempre o cuidado com as crianças com o pai, pois o trabalho fica mais suave e une a todos.




Assim eu fico tranquila de que estou criando um ambiente familiar melhor para minhas crianças e também que não vou estar criando um cenário de facilidades e sem limites, que normalmente é criado com babás fazendo tudo pelas crianças 24 horas por dia!




2 comentários:

Unknown disse...

olá muito legal seu post e desabafo. gostei muito do tema e adorei os textos daqui também. parabéns e prazer em conhecê-la

Lena disse...

Parabéns pelo blog,é muito intrutivo,gostei.Abraços.